segunda-feira, 6 de maio de 2013

REPOSITÓRIOS DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS



RIVED

O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância - SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados  por meio do sistema de busca - repositório on-line,  que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos  autores.





WebEduc
 
WebEduc - O WebEduc é um portal de conteúdos educacionais gratuitos. Nele, você tem acesso a uma lista de páginas eletrônicas com material de pesquisa, objetos de aprendizagem e outros conteúdos na área da educação.
Palavras-chave: WebEduc, conteúdos educacionais gratuitos



É uma comunidade interessada em educação aberta e recursos educacionais. Nosso objetivo é realizar pesquisa e desenvolvimento em torno de configurações emergentes de ensino aprendizado envolvendo ambientes formais e não formais. Temos particular interesse na escola pública de ensino básico e atividades envolvendo novas mídias.  Encontramos aqui o Caderno REA para professores e Lista de REA - sites nos quais encontramos Recursos Educacionais Abertos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário